Vídeo-aula sobre o Modelo OSI

O Modelo OSI (Open Systems Interconnection), criado pela ISO (International Organization for Standardization) em meados de 1977 , é conteúdo obrigatório em qualquer curso ou disciplina que aborde o funcionamento das redes de computadores. Todo e qualquer entusiasta, aluno ou técnico da área de TI, gostando ou não da temática, já se deparou com o assunto ao ler bibliografias em geral e, não raras vezes, sentiu dificuldades em entender de forma objetiva o que a ISO queria especificar com o Modelo OSI – que mais tarde influenciou diretamente e serviu de referência para a criação do Modelo TCP/IP.

Quem é professor da área também já teve que “rebolar” e investir pesado na criatividade na hora de explicar um modelo tão rígido e cheio de detalhes (como deve ser qualquer modelo de protocolos de comunicação), de forma leve e clara aos seus alunos. Acho que sob este aspecto, posso falar por estudo de causa! 🙂

Pois bem, o professor Paulo Roberto Alves de Oliveira, mais conhecido no mundo virtual pelo apelido de “Kretcheu”, através do seu projeto KVB (Kretcheu Vídeo Blog), acaba de lançar mais uma de suas vídeo-aulas – desta vez abordando exatamente o Modelo OSI e sua co-relação com o Modelo TCP/IP. O “Kretcheu” sem dúvida alguma tem uma didática peculiar e suas vídeo-aulas são bastante concisas sem perder o timer e o foco do assunto abordado.

Vale a visualização e, portanto, fica a dica!