Segurança em protocolo SIP

O Protocolo de Iniciação de Sessão (Session Initiation Protocol), popularmente conhecido como protocolo SIP, é sem sombra de dúvida alguma, o bam-bam-bam do mundo da telefonia digital. Não seria leviano arriscar a afirmativa de que o SIP está para a telefonia digital (VOIP), assim como o HTTP está para as páginas da web; dada a sua relevância no contexto em que está inserido.

Hoje a tecnologia em telefonia IP vem tomando seu lugar entre as mais inovadoras e revolucionárias tecnologias disponíveis no mercado, e para isso algumas especificações em protocolos foram necessárias, até mesmo o desenvolvimento de um protocolo que consegui-se utilizar a banda disponível para trafegar voz sobre IP, o protocolo que mais vem se destacado para esta tecnologia é o Protocolo SIP .

Este artigo traz uma forma simplificada para a compreensão de todos os que desejam conhecer um pouco mais sobre segurança em protocolos SIP, protocolos estes que são responsáveis pela convergência de diversas tecnologias para o mundo IP.

O artigo, em formato PDF, foi enviado pelo amigo Jeremais Neves. Vale leitura! 😉