Monitorando Redes com o The Dude!

Qualquer sysadmin que se preze, sabe que é fundamental monitorar e gerenciar as redes de computadores que administra. Sem monitoria é praticamente impossível descobrir brechas de segurança, gargalos em equipamentos e segmentos da rede, aplicações problemáticas e, principalmente, ser pró-ativo ao invés de apenas reativo no que se refere a infraestrutura de TI. Não raras vezes, o monitoramento precisa ser real-time e acompanhado de perto por analistas de suporte e/ou engenheiros de telecom em função da criticidade cada vez maior dos cenários computacionais.

Existem muitas ferramentas avançadas neste segmento que geram gráficos, estatísticas e montam relatórios com todas as informações possíveis, mas essas ferramentas normalmente custam muito caro. Praticamente inviável para uma pequena empresa. Não obstante, as soluções de código fonte livre (Zabbix, Nagios, Cacti, Pandora, etc..) requerem servidores ou VMs Linux e exigem um nível de conhecimento avançado por parte do sysadmin na hora de implementar e gerenciar o software.

O que pouca gente sabe, provavelmente exceto os profissionais que trabalham com a plataforma Mikrotik, é que existe uma ferramenta gratuita, for Windows e muito prática que permite a qualquer administrador de redes implantar um sistema de monitoramento de redes, dispositivos e serviços – capaz de gerar gráficos em tempo real do status dos equipamentos, além de enviar alertas por áudio/vídeo/e-mail. Estamos falando aqui do The Dude, um software que não é novo – apenas desconhecido da maioria das pessoas.

A exemplo de outros sistemas do gênero, o monitoramento de ativos com o The Dude pode ser feito através do protocolo SNMP ou de agentes instalados diretamente nos computadores. Além de rodar em Windows, o The Dude pode ser instalado em Linux (através do Wine) e no Mac OS (através do Darwine). Já no sistema Mikrotik RouterOS , por questões óbvias, a integração é nativa (através do Winbox). Dentre as principais características e recursos da ferramenta, podemos citar:

  • Fornece informações acerca de quedas e restabelecimentos deredes, serviços, assim como uso de recursos de equipamentos;
  • Permite o mapeamento da rede com gráficos da topologia da rede e relacionamentos lógicos entre os dispositivos;
  • Notificações via audio/vídeo/email acerca de eventos;
  • Gráfico de serviços mostrando, latencia, tempos de resposta de DNS, utilização de banda, informações físicas de links, etc…
  • Monitoramento de dispositivos não RouterOS com SNMP;
  • Possibilidade de utilizar ferramentas para acesso direto a dispositivos da rede a partir do diagrama da mesma;
  • Armazenamento de histórico de eventos (logs) de toda a rede, com momentos de queda, restabelecimentos, etc…
  • Possibilidade de utilizar SNMP também para a tomada de decisões (SNMP set).

Para saber mais sobre como utilizar o The Dude, consulte este excelente tutorial criado pelo Wardner Maia e mãos à obra! 😉