Lançado o PFSense 2.0 Final

Para os que porventura ainda não conhecem, o PFSense é uma distribuiç?o livre, open source e personalizada do FreeBSD adaptada para ser usada como firewall e roteador. Além de ser uma poderosa e flexível plataforma de firewall e roteamento, ele inclui uma longa lista de recursos relacionados e um sistema de pacotes permitindo futuras expansões, sem acrescentar falhas e vulnerabilidades de segurança em potencial na base da distribuição. PFSense é um projeto popular com mais de 1 milhão de downloads desde seu início, inúmeras instalações que vão desde pequenas redes domésticas, protegendo desde um PC ou um Xbox, até grandes corporações, universidades e outras organizações protegendo milhares de dispositivos de rede.

Depois de mais de 3 anos em processo de desenvolvimento de melhorias em todos os módulos e adição de recursos, o PFSense 2.0 Final foi lançando neste último sábado (17/09). A lista completa de alterações e das novas funcionalidades pode ser acessada aqui. Só para se ter uma idéia da popularidade do PFSense, só em 2011 e somente do repositório principal (snapshots.pfsense.org), foram feitos mais de 108 mil downloads (de IPs públicos únicos) da versão beta do PFSense 2.0.

Como de praxe, a documentação do projeto também foi toda revisada. Dentro de cada menu/módulo do PFSense 2.0, ao clicar sobre o ícone de interrogação, o sysadmin é “transportado” para a respectiva página on-line do manual. Aliás, antes de você sair atualizando o seu PFSense em produção, não deixe de ler com muita atenção o guia de update da ferramenta. Isso pode evitar eventuais danos na conectividade da sua rede. 😉

Como qualquer projeto open-source, existem diversas formas de se colaborar com o PFSense. Contudo, os desenvolvedores deixam claro no anúncio oficial da release que a principal forma é contribuindo financeiramente. Existem várias maneiras de se fazer isso, desde a doação espontânea via PayPal até (e principalmente) através da contratação de suporte comercial especialista.