Transforme seu celular num controle remoto Linux

É fato notório que os celulares se popularizaram assustadoramente no mundo. O barateamento dos dispositivos internos e a competitividade na área de telecom empurraram os preços pra baixo e as vendas explodiram. Atualmente, no Brasil, são cerca de 118 milhões de celulares ativos e as estimativas de vendas de aparelhos para 2008 parecem ser tão otimistas quanto reais.

De acordo com Paulo Castelo Branco, diretor de telecomunicações da ANATEL, “…a chegada da 3G e a ampliação da rede de dados das operadoras móveis devem impulsionar o setor em 2008. A migração da telefonia analógica para a IP dentro das empresas é outro fator que ajudará o segmento de telecom a registrar um crescimento maior em 2008″. Os principais fabricantes e as operadoras de telecom prometem aparelhos e infra-estrutura capazes de permitirem acesso à Internet por intermédio de conexões que vão variar de 128Kbps à 1Mbps já para o ano que vem.

Pois bem, com aparelhos cada vez mais munidos de recursos, uma pergunta não se cala: Será que não consigo fazer mais com o meu celular (atual ou futuro)??? E é aqui que o JACK.eti.br deixa uma sugestão bastante interessante… Que tal transformá-lo num controle remoto para o seu servidor/desktop Linux?

O BluePad, um software livre desenvolvido em JAVA, fornece esta funcionalidade ao seu celular. Basta que o seu aparelho possua suporte a execução de aplicações em JAVA (J2ME). A comunicação entre o celular e o seu micro/laptop se dá através de Bluetooth (portanto, fica claro que a interface deve ser suportada por ambos os dispositivos).

Dentre as diversos recursos herdados pelo usuário com a utilização do BluePad podemos destacar:

  • Controle de apresentações (passagem e interação com slides);
  • Play/Pause/Stop em músicas e filmes;
  • Jogar seus games prediletos com o celular;
  • Interface multilíngue: Inglês, Português, Espanhol, Grego, Italiano e Francês.

A instalação do aplicativo se dá em duas etapas: Primeiro faz-se necessário a instalação do agente, no seu micro/laptop e, a posteriori, a instalação da interface de interação no seu aparelho celular. Basicamente todos os aparelhos que possuem os pré-requisitos citados neste post são passíveis de serem utilizados, mas no website do projeto, os seguintes modelos foram relacionados como “homologados”:

Motorola V360
Motorola Razr V3x
Motorola Razr V3xx
Nokia 6230
Nokia 6230i
Nokia 6234
Nokia 6280
Nokia 6300
Samsung E390
Sony Ericsson k750
Sony Ericsson k510

Do outro lado, o agente está homologado para basicamente todas as distribuições derivadas do Debian Linux (inclusive ele, obviamente… claro que outros sabores de distros também podem ser utilizados). Para saber mais sobre o processo de instalação e configuração da ferramenta, baixe o manual de instalação.