Lançado o Oracle VM VirtualBox 4.1

A Oracle acaba de anunciar o lançamento do VirtualBox 4.1 – o primeiro grande upgrade após a aquisição da SUN pela companhia. Com mais de 26 milhões de downloads até agora, o VirtualBox é sem dúvida alguma uma das ferramentas mais utilizadas para virtualização de hosts e sistemas operacionais guest. Você já pode fazer download desta nova versão do VirtualBox pré-compilada para sistemas hospedeiros Windows, Linux, MAC OS X e Solaris.

De acordo com a própria Oracle, os aprimoramentos do VM VirtualBox 4.1 incluem:

  • Novo recurso de clonagem de máquina virtual, com o qual os usuários podem criar clones das VMs atuais ou mesmo snapshots (instantâneos) específicos, com toda a facilidade. Para economizar espaço, os usuários também podem criar clones completos ou vinculados.
  • Suporte aprimorado e ampliado a sistemas, inclusive VMs hosts e guests, com até 1TB RAM e escalabilidade para mais de mil VMs em um único host.
  • Acesso remoto aperfeiçoado permitindo que as VMs acessadas a distância vejam e usem todos os monitores como se estivessem conectadas localmente.
  • Suporte ampliado a diferentes plataformas permitindo que hosts e guests ofereçam suporte para as mais recentes plataformas Windows, Linux, Oracle Solaris e Mac.
  • Suporte ao Windows Aero, permitindo que os guests do Windows 7 possam usar a transparência e outros efeitos da interface Aero.
  • Suporte ampliado ao script das VMs possibilitando que os administradores criem ações automatizadas para as VMs, como copiar arquivos e executar instalações e tarefas de configuração, entre outras.