Teste a qualidade da sua conexão à Internet com o SIMET!

A qualidade pífia dos serviços de banda larga comercializados no Brasil não é nenhuma novidade para quem trabalha com TI. No entanto, na edição do Fantástico (programa da Rede Globo de TV) de ontem, o assunto foi ilustrado e debatido junto ao grande público. O Inmetro avaliou durante 2 meses a qualidade da banda larga no Brasil, nas principais capitais e com os principais provedores. Como não poderia deixar de ser, a conclusão não foi surpresa: Todas as operadoras avaliadas apresentaram problemas e o contrato foi o quesito com maior número de irregularidades.

Existem literalmente dezenas de programas na internet, para os mais variados sistemas operacionais, que possibilitam ao usuário final averiguar a qualidade do seu link de dados. Contudo, o que pouca gente sabe, é que o CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), disponibiliza já há algum tempo um software on-line e totalmente gratuito para esta finalidade.

Na sua versão 2.1 (BETA), O SIMET usa um applet java, que é executado em seu navegador web, para realizar o teste. É necessário autorizar sua execução e acesso à Internet, caso seu sistema operacional ou firewall solicitem. Esse applet usa os protocolos TCP e UDP para realizar uma série de testes, enviando e recebendo dados dos servidores do sistema.

Os servidores do SIMET estão localizados no NIC.br e nos Pontos de Troca de Tráfego do PTT Metro. O SIMET identifica de forma automática quais servidores você estará apto a utilizar, e realiza os testes automaticamente no que estiver melhor conectado em relação a rede do seu provedor Internet. Muitas vezes são utilizados os servidores do NIC.br, em São Paulo; isso significa que seu provedor não está diretamente conectado a nenhum dos PTTs participantes do projeto, e que o teste será feito pela Internet (os dados podem passar por provedores intermediários). Isso não é um problema mas os resultados dos testes serão mais precisos quando realizados nos servidores do PTT Metro.