Instalando o PostgreSQL no Windows

Esta contribuição está participando do sorteio da Mochila Targus Matrix. Envie seu texto e participe você também, você contribui com outros usuários e ainda pode faturar uma mochila novinha em folha para o seu laptop. Saiba mais sobre como participar.

Sobre o Autor:

Evandro Ricardo Silvestre

O Postgresql é um banco de dados Livre, OpenSource e orientado a objetos, ele derivou do projeto Ingres desenvolvido na Universidade de Berkeley, hoje está na versão 8.2. Entre todos os bancos de dados livres, o PostgreSQL é o mais poderoso. Possui todos os recursos de um banco de dados grande (como o Oracle) e é capaz de administrar uma grande quantidade de informações.

Originalmente o Postgresql foi criado para rodar em sistemas Linux, a partir da versão 7.0 foi criado uma distribuição chamada dbExperts que utilizava Cygwin para rodar o Postgresql no Windows. Devida algumas limitações do Cygwin, não é recomendável utilizar a versão 7.x no Windows. A versão atual já tem suporte nativo ao Windows, mesmo assim não é recomendável a utilização do mesmo no Windows para banco de dados grandes, por causa da gestão de memória do Windows.

Abaixo tabela de limitações do Postgresql, obviamente que a limitação depende muito da máquina que está utilizando.

Tamanho máximo de um banco Ilimitado
Tamanho máximo de uma tabela 64TB
Tamanho máximo de um registro Ilimitado a partir da versão 7.1
Tamanho máximo de um campo 1GB a partir da versão 7.1
Máximo de linhas numa tabela Ilimitado
Máximo de colunas numa tabela 1600
Máximo de índices numa tabela Ilimitado

Como a maioria utiliza Windows e vamos fazer uma aplicação simples, esse artigo irá demonstrar como instalar o Postgresql no Windows. O Postgresql pode ser baixado aqui. Esse artigo foi escrito na versão 8.1.4, mas a versão mais atual 8.2 não difere muito no processo de instalação. Depois do download descompacte o arquivo e execute o instalador postgresql-8.1.msi. Aparecerá a seguinte tela:


Na primeira tela você selecionará o idioma apenas do instalador. Depois de selecionar clique em NEXT.



Na segunda tela deixe marcada a opção Suporte para idiomas, rolando a tela abaixo desmarque as opções Driver Npgsql (drive para .Net) e Provedor OLEDB. As duas opções que ficaram selecionadas são os drivers para conexão ao banco de dados, o
Driver JDBC (Java Database Connectivity) permite a conexão de uma aplicação feita em Java com o banco de dados Postgresql e o Driver ODBC (Open Data Base Connectivity) permite a conexão de qualquer outra aplicação.

É possível utilizar o Driver ODBC para uma aplicação Java, mas o JDBC é projetado de forma a ficar mais rápido com Java do que o ODBC, por isso quando formos desenvolver ou utilizar qualquer outra aplicação em Java iremos empregar o Driver JDBC e não o Driver ODBC. Depois de selecionar clique em NEXT.


Nessa tela será configurado como o Postgresql irá trabalhar. É recomendável iniciar o banco de dados como um serviço do Windows, por isso deixe marcado a opção instalar como serviço. O Nome do Serviço é a descrição que irá aparecer na tela serviços do Windows, podemos deixar como está. A Conta é o nome do usuário que irá iniciar o serviço. É recomendável que um serviço nunca seja iniciado pelo mesmo usuário do sistema e sim por usuário especifico para esse serviço, por isso que o usuário postgres é sugerido, vamos manter a sugestão. A opção Domínio é o nome da máquina, deve-se deixar essa configuração. Os campos de senhas não precisam ser preenchidos, vamos deixar o usuário postgres sem senha nenhuma. Clique em NEXT.


Como o usuário postgres não existe, clique em Sim para o instalador criá-lo automaticamente.


Agora iremos definir algumas configurações do Postgresql. A opção Aceitar conexões em todos os endereços, e não apenas localhost deve estar marcado para que o servidor de banco de dados seja acessado de qualquer máquina na rede. Na opção Locale será necessário definir a sua localidade, essa configuração é responsável por informações como o símbolo monetário, separador decimal, casas decimais, formato de data e hora, mensagens de erro, etc. O usuário deve ser o mesmo definido anteriormente, no caso postgres. O campo Codificação deve ficar Latin1 para suportar o nosso dicionário. Nessa tela a senha é obrigatória, então coloquem uma senha de fácil memorização, pois vamos utilizá-la futuramente. Clique em NEXT. Na mensagem a seguinte clique em OK.


Nessa tela será definida a linguagem que o banco de dados irá trabalhar. O Postgresql suporta várias linguagens de banco, mas é necessário baixar módulos extras para funcionar, no nosso caso vamos manter o PL/pgsql (Procedure Languagem Postgresql) que é a linguagem procedural do Postgresql baseado no . NEXT.


Na próxima tela é a definição das ferramentas adicionais ao PostgreSQL, apenas clique em NEXT.


Iniciando a instalação



This is the END! O término da instalação. Basta clicar em concluir.
Após a instalação vá até Iniciar / Programas / PostgreSQL 8.1 / Iniciar serviço. Isso faz com que o Postgresql seja iniciado. Espero que tenham gostado. A instalação do Postgresql é fácil e rápida!

Mais informações sobre o PostgreSQL:
Site oficial: www.postgresql.org
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/PostgreSQL
Documentação: http://www.postgresql.org/docs/
10 dicas para começar a usar o PostgreSQL: http://www.midstorm.org/~telles/modules/news/article.php?storyid=89