Lançado FirebirdSQL 2.5 – Versão Final!

O FirebirdSQL é um excelente e poderoso SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) – um banco de dados completo, com recursos dignos dos melhores e maiores RDBMS do mercado, suportado por diversos engines/linguagens de programação e com uma vantagem expressiva… trata-se de um Software Livre!

Nesta última segunda-feira, dia 04/10, a equipe responsável pelo projeto divulgou o lançamento da versão final do FirebirdSQL 2.5. De acordo com Carlos Cantu, depois de um longo período de desenvolvimento e testes, a versão 2.5 finalmente está pronta para ser lançada. Apesar disso, pesquisas indicam que 20% dos usuários já estão usando o FB 2.5 (versões Beta ou RC) em produção, o que nos leva a crer que a versão está bastante estável.

Entre as principais novidades do FB 2.5, podemos destacar a nova arquitetura SuperClassic, unindo características do SuperServer com o Classic, fazendo com que o Firebird tire total proveito de máquinas SMP ou multi-core. Apesar disso, a SuperClassic ainda não compartilha o cache de dados entre as conexões, recurso previsto para o Firebird 3.

A TraceAPI, incluída nessa versão, permite acompanhar, em tempo real, tudo que está acontecendo no servidor. Outro recurso muito aguardado, e implementado no FB 2.5, é a possibilidade de acessar outras bases de dados Firebird, de dentro de triggers e/ou stored procedures.

Apesar de não trazer tantas novidades (em quantidade de novos recursos) como o Firebird 2.1, a versão 2.5 é de extrema importância, pois contém inúmeras mudanças internas que possibilitarão chegar ao tão aguardado Firebird 3 (que por sinal, já está em desenvolvimento).