Os novos tempos e o velho problema da falta de mão de obra qualificada

Todo mundo que trabalha com TI, especialmente em cargos de gerência ou gestão de equipes, sabe que a falta de mão de obra qualificada é um problema crônico e cada vez mais complicado de ser resolvido. Com a economia em crescimento no Brasil, todos os setores estão em busca desesperada por profissionais, mas, sem nenhum exagero, a área da Tecnologia da Informação é a que mais carência apresenta. E como diria o Lula, “nunca na história deste país” foi tão difícil encontrar profissionais com experiência, formação e qualificação.

As causas para esta escassez de mão de obra são as mais variadas, mas a mais evidente apontada por especialistas é a discrepância entre a formação acadêmica proposta por universidades de todo o país e a realidade mercadológica. O mais comum são profissionais formados em cima de tecnologias e visões que não são coerentes com as práticas do mercado de trabalho. Além disso, nos últimos anos, o setor cresceu num ritmo muito maior do que o da formação de profissionais.

Só para se ter uma idéia, estima-se que até 2014 haverá um déficit de 800 mil profissionais na área de TI. Cerca de 86% deles para área de desenvolvimento e análise de sistemas. Mas na prática, já faltam muitos profissionais em todas as áreas da TI (de analista de suporte a engenheiro de soluções). Empresas pagam salários de até R$ 15.000,00 para gerentes de projetos em TI e montam escritórios dentro de grandes universidades para ajudar na formação de profissionais de acordo com a demanda do mercado. Você procura uma boa colocação? Então é hora de se qualificar de forma continuada! 😉