Esqueça o FTP. Experimente o SFTP!

A transferência de arquivos é uma tarefa absolutamente cotidiana para desenvolvedores e administradores de sistemas em geral desde os primórdios. É inerente à estas atividades a manutenibilidade e sobreposição de arquivos em servidores geograficamente distantes de forma remota. Afinal de contas, quem nunca precisou fazer um acesso FTP, tanto para proceder com um upload quanto um download de arquivos, que atire a primeira pedra! 🙂

Embora seja possível a implementação de um serviço FTP (daemon – servidor) atualmente de forma bastante simples, tanto no Windows quanto no Linux (proftpd, pureftp, etc…) e, a grande parte dos usuários em geral estejam totalmente acostumados com este mecanismo/protocolo de “troca” de arquivos, o FTP (File Transfer Protocol) está longe de ser o método mais seguro e robusto para se fazer uploads/downloads em servidores críticos.

FileZilla atuando como cliente FTP

Pessoalmente, há bastante tempo não utilizo mais serviços FTPs (daemons) estartados em servidores de clientes. Ao invés de instalar, configurar e manter um servidor Proftpd ou PureFtp em funcionamento nos servidores Linux, utilizo apenas o pacote OpenSSH que proporciona acesso logado ao sistema operacional por intermédio de criptografia, ou seja, ao instalar o pacote OpenSSH no seu Linux, você poderá administrá-lo de forma remota e segura. Além se permitir administrar máquinas Linux remotamente e transferir arquivos de forma segura, ele pode ser usado para rodar programas gráficos remotamente, criar túneis criptografados e até mesmo fazer backups, com a ajuda do rsync. Saiba mais a respeito do serviço SSH neste tutorial escrito pelo amigo Carlos E. Morimoto.

Além da inquestionável qualidade funcional do serviço SSH na administração de servidores Linux, o pacote OpenSSH provê também um mecanismo de troca de arquivos bastante eficaz e com alta performance. A vantagem neste caso fica por conta de que você não vai precisar configurar/manter um servidor FTP além do serviço SSH (pode fazer seus downloads e uploads via SSH) e, o melhor de tudo, de forma segura (criptografia). Embora seja totalmente possível se transferir arquivos a partir de estações Linux (openssh-clients) para servidores Linux; boa parte dos usuários possuem um cenário misto (servidor Linux e estações MS Windows).

FileZilla como cliente SFTP

Neste caso, após a configuração do serviço SSH no servidor Linux (openssh-server); que tal iniciar seus uploads/downloads a partir da sua máquina Windows, por intermédio de uma aplicação altamente amigável e gráfica? O FileZilla é uma ferramenta fantástica; pertencente ao projeto Mozilla (um software livre), ele provê um mecanismo direto de acesso ao servidor SSH fazendo uso do protocolo SFTP (Secure File Transfer Protocol). Basta baixar, instalar a ferramenta no seu MS Windows e definir:

Host: IP do servidor que roda o serviço SSH (daemon);

Usuário: Conta ativa, válida e com shell no Linux (tal qual os serviços comuns de FTP);

Senha: Senha do respectivo usuário (você será direcionado para o diretório home do usuário);

Porta: A menos que você ou o administrador do servidor tenha mudado o padrão, será a porta 22;

O FileZilla também pode ser utilizado como cliente FTP (como é possível se observar na imagem acima). Não obstante, outras características importantes da ferramenta a se destacarem são:

  • Língua (pt-br);
  • Capacidade para continuar downloads interrompidos;
  • Capacidade para manter viva a conexão com o servidor SSH/FTP;
  • Suporte para trabalhar junto com firewalls;
  • Suporte SOCKS4/5 e HTTP1.1;
  • Conexões seguras SSL;
  • Fila de carregamento, upload e download;
  • Suporte para Drag & Drop (arrastar e soltar);
  • Possibilidade de trabalho com múltiplas conexões;
  • Relatórios de falhas, sucessos e fila de download/upload;

Leia mais a respeito:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/dominando-ssh/

http://www.criarweb.com/artigos/34.php

http://filezilla.sourceforge.net/forum/

http://www.jack.eti.br/www/?p=49