CPSL – Etapa Concórdia/SC: Relato de atividades, ganhadores dos prêmios LocaData/Casa do Livro e fotos do evento

Nos útimos dias 28 e 29 de setembro/2007 aconteceu a etapa de Concórdia do Circuito Paraná de Software Livre (conforme anunciamos anteriormente aqui, no JACK.eti.br). Na sexta-feira, logo após os pronunciamentos formais do diretor acadêmico (Leandro Ramires) da Universidade do Contestado de Concórdia e do Coordenador do Curso de Sistemas de Informação (André Grutzmann); o Cláudio Crossetti Dutra – Diretor de Serviços IP e Multimídia da CELEPAR, palestrou para um auditório não completamente lotado, mas bastante cheio, sobre como anda a política de adoção de softwares livres na administração pública do governo do paraná por intermédio da CELEPAR. Após a palestra do Cláudio, o espaço foi aberto para questionamentos… uma espécie de bate-papo informal entre o pessoal da CELEPAR, professores e público em geral.

Noite de abertura

Ao término do encontro, o próprio Cláudio sorteou as 10 hospedagens oferecidas pela LocaData, parceira aqui do JACK.eti.br, aos participantes do evento. Foram contemplados apenas os participantes presentes no auditório no momento do sorteio. Estarei repassando à LocaData o e-mail dos sorteados, para que ela possa estar entrando em contato. Os vencedores dos 10 planos de hospedagem 1/50 GB foram (por ordem de sorteio):

LINDAMARA APARECIDA MARTINS
VANDERLEI FERRI
DIOGO CESAR TREVISOL
PAULO EDUARDO RAUBER
LUANA UBERTI
IRINEU JR.
MARCELO BALBINOT
MAIARA CORASSA
ELIEZER POMPEO
MAGNUS TRENTIM

No sábado (dia 29/09) uma grade intensa de palestras foi cumprida. Não tenho dados reais, mas acredito que no sábado o público foi ainda maior que na sexta-feira. Pude notar a presença de alunos e professores da Universidade Unoesc de Joaçaba e do SENAI de Concórdia. Particularmente tive o previlégio de acompanhar 3 palestras: Telefonia IP e Redes Convergentes com o Yuri Damasceno Schultz; Multi-terminal – Rede Paraná Digital com o André Luiz de Souza Paula e a fala do colega e professor Adinarte Correa da Silva, que abordou a temática: Open Business como Modelo de Negógio em TI.

Na SALA 3, às 14 horas, aconteceu a minha palestra. Na prática não foi exatamente uma palestra, afinal, não gosto do termo “palestrante” (parece soar como “aquele cara chato que está falando lá na frente”:)). O nosso bate-papo enfocou ambientes híbridos (Linux e Windows); opções a nível de ferramentas e técnicas (tanto livres quanto mistas/proprietárias) para se manter um ambiente computacional enxuto, escalável, com reaproveitamento de hardware, baixo custo com licenciamento de softwares e aproveitando o melhor do software livre (sem necessariamente migrar totalmente aqueles cenários críticos for Windows). Confesso que fiquei feliz em ver a sala praticamente lotada!

Palestra: Ambientes híbridos: Implementando terminal services com Linux & Windows

Durante a minha fala tive a oportunidade de mostrar um case, onde 17 K6II 350Mhz com 128MB de memória RAM acessavam confortavelmente o ambiente operacional Windows 2003 Server e rodavam com extrema performance seções do Word e Excel 2003 (WTS com Linux), através de uma customização, uma imagem Linux menor que 32MB que nós, da ConexTI, desenvolvemos. Também abordei a crescente utilização de thinclients em novos ambientes coorporativos, que não precisam de processamento crítico, e a redução de custos que o casamento deste tipo de hardware, com software livre e algumas ferramentas (GO-GLOBAL, por exemplo) que, embora sejam pagas, podem proporcionar no final das contas. Estarei disponibilizando em breve os slides da minha palestra, aqui no JACK.eti.br.

Ao final da minha palestra, conforme divulgado aqui no website, procedemos com o sorteio dos dois vale-livros oferecidos pelo JACK.eti.br e a Casa do Livro. A VERA LÚCIA MATSUDA ganhou um exemplar do livro Entendendo e Dominando o Linux: Desvende os Poderosos Recursos do Linux!(do Carlos E. Morimoto). Já o Programação Shell Linux (escrito pelo Julio Cezar) ficou com o LUIS FERNANDO BABINSKI. Parabéns à CELEPAR, UnC-Concórdia e a todos os participantes. Agradecimentos especiais à LocaData, a Casa do Livro e a ConexTI.

Veja mais fotos do evento em: http://www.circuito.pr.gov.br/modules/xcgal/thumbnails.php?album=7