Steve Jobs: Um gênio com a palavra!?

Steven Paul Jobs ou mais conhecido como Steve Jobs é uma destas figuras singulares. O fundador da Apple (juntamente com o Steve Wozniak) é uma daquelas pessoas que incorporam muito bem a máxima popular: “Você pode amá-lo ou odiá-lo. Mas precisa necessariamente respeitá-lo”. Pessoalmente sou suspeito em falar de Steve Jobs, afinal, quem me conhece sabe que sou um fã incondicional da sua genialidade empreendedora.

Deixando de lado a “quase sempre aparente” arrogância e pretenção presentes em suas falas, o que na minha humilde opinião é tão comum quanto a proporcionalidade com a sua genialidade, Steve Jobs quando discursa em público costuma causar expectativa e reflexão. Sempre foi assim, desde os tempos da primeira passagem pela Apple, da primeira feira de informática, passando pela criação da Pixar e da Next até a atual fase (com a volta para a Apple e os anúncios do iPod e iPhone).

Pois bem, abaixo o JACK.eti.br selecionou um dos mais atuais discursos (ERRATA – 22/08/2007. O discurso é de 2005 na verdade, o que não depõe contra este post, afinal, a fala continua sendo muito interessante! ;)) feitos por Steve Jobs. Desta vez a fala não foi para um grupo de arquitetos de software ou engenheiros de sistemas, aconteceu durante uma formatura da Universidade de Stanford (uma das melhores e mais caras universidades do mundo). Neste sentido, Jobs acaba cercando assuntos relacionados a sua vida; a dupla rejeição na sua infância, o câncer raro no pâncreas, seu casamento e até mesmo sobre as oportunidades em sua vida profissional que, segundo ele, só surgiram por que fora demitido pelo diretor que ele mesmo havia contratado para dirigir a Apple na época. Faz um discurso não-técnico, falando do que aprendeu durante a sua vida não-acadêmica e, ao final, é aplaudido de pé por todos os participantes da colação de grau!

Parte 1:

Parte 2:

Se você, por qualquer motivo que seja, não consegue acessar os vídeos postadas aí em cima, basta acessar os links diretos:

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=yplX3pYWlPo
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=ksoo-G_YB2o
Link original com texto e vídeo completo: http://news.stanford.edu/news/2005/june15/jobs-061505.htm