Eclipse and Java for Total Beginners

O Eclipse é uma IDE (Integrated Development Environment), um ambiente de desenvolvimento de sistemas muito popular. A popularidade do Eclipse se dá pelos recursos embutidos na aplicação, que facilitam sensivelmente a vida dos programadores em C++ e JAVA (principalmente). Além disso, o Eclipse é um software livre, com atualizações constantes, um bom nível de maturação e com versões para Windows, Linux e MacOSX.

Independentemente das velhas e conhecidas “discussões calorosas” entre programadores JAVA que utilizam o Eclipse e, aqueles que preferem o NetBeans; pessoalmente gosto muito da primeira opção (sem desmerecer a segunda, é claro), não só pelos seus atributos técnicos, mas também, por ser um projeto essencialmente livre.

Pois bem, o SourceForge.net mantém um excelente tutorial multi-mídia, desenvolvido em Flash (em inglês) por Mark Dexter e dividido em 16 lições, que vão de “Create Your First Java Class” até “Create main Method and JAR File”! O tutorial é muito interessante, bem ilustrado e com um conteúdo consistente. Certamente vale a pena baixar as lições e olhá-las com atenção. Para os que não são fãs do Flash, há também uma versão em PDF das 16 lições!

Fonte: http://www.guj.com.br/posts/list/66296.java