JAVA: Por onde começar???

Boa Noite Jack….. Estou tentando programar em Java, porem estou com um pouco de dificuldade para iniciar…. gostaria de saber se voê possui alguma apostila ou algo do genero que possa me dar um empuraosinho inicial
Desde ja agradeço a colaboração


Abraço

Bem, sem dúvida alguma JAVA é uma das Ruffles que nós temos atualmente (batata da onda) 🙂 – Todo mundo quer saber mais a respeito, quer conhecer mais a fundo a linguagem, quer dominá-la. E tudo isso não é a toa, esse interesse cada vez maior por parte de programadores, tanto iniciantes quanto experientes, na linguagem se dá em virtude de uma demanda de mercado muito grande e, que parece se mostrar cada vez mais crescente.

De todo modo muitos programadores, principalmente os mais experiêntes (por incrível que possa parecer), rotulam a linguagem como sendo uma ferramenta que possui uma curvatura de aprendizado complexa. Isso se dá principalmente pelo fato de que JAVA quebra alguns dos vários conceitos e paradigmas que a maioria de nós estamos acostumados em relação a programação típica/procedural (Delphi, VB, Clipper, Pascal, etc…). Não me entendam mal, JAVA não reinventa a roda, mas se dispor a aprendê-la enquanto linguagem produtiva exige que o programador retome conceitos que embora não sejam novos, caíram por um bom tempo no esquecimento quanto a programação comercial (programação orientada a objetos, por exemplo).

Não tenho nenhuma receita mágica, um script de passos a serem seguidos para que um programador de qualquer nível aprenda a desenvolver sistemas em JAVA, até mesmo por que, “desenvolver sistemas”, independentemente da linguagem de programação, apresenta-se como um objeto de estudo por si só. Resumindo: Aprender uma linguagem não significa se tornar um desenvolvedor de sistemas de informação!

Ainda assim, se eu tivesse que arriscar um conselho, diria para começar a ler sobre POO (programação orientada à objetos) e, obviamente sobre Lógica de Programação (com enfoque na orientação à objetos). Afinal, JAVA é uma linguagem de programação totalmente BASEADA em objetos. Num segundo momento, conhecer um pouco mais sobre a história e os conceitos básicos da linguagem é absolutamente aconselhável, assim como entender a sopa de letrinhas que os tutorias e apostilas trazem ao falar de JAVA. Por fim, que tal dar uma boa olhada num curso digital projetado e pensado para que o aluno possa prestar a prova de certificação da SUN, com o intuito de aprofundar os conhecimentos?

Espero ter ajudado!