Por que a Microsoft tem dois browsers?

Com o advento do Windows 10 todos os usuários devem ter percebido que agora o ‘navegador padrão’ do sistema operacional é o Microsoft Edge, mas o Internet Explorer 11 ainda está lá. Isso costuma gerar muitas dúvidas em boa parte dos usuários, porque a Microsoft agora tem 2 navegadores em seu sistema operacional?

ms_edge

A explicação oficial para isso foi dada pelo Caio Chaves Garcez num post recente. Existe toda uma justificativa histórica, técnica e funcional para o surgimento do Edge. Apenas para citar um pequeno trecho,

O Edge é um “fork” do IE11, ou seja, ele nasceu como uma cópia do código-fonte do IE11. A Microsoft eliminou gradualmente todo o código que havia sido criado apenas para preservar a compatibilidade e então passou a implementar os padrões mais recentes do HTML5, JavaScript e CSS3. É por este motivo que o Edge consegue renderizar a grande maioria dos sites modernos da mesma forma que o Chrome. Na verdade a filosofia da equipe do Edge é “The web should just work”, ou seja, os sites devem simplesmente funcionar sem intervenção do usuário ou necessidade de customizações por parte dos desenvolvedores.

Para ler na íntegra o texto do Caio, clique aqui.