Ok, Instalei o Windows XP. E agora? | JACK.eti.br

Ok, Instalei o Windows XP. E agora?

Configurações úteis pós-instalação do Windows

O Windows mantém uma série de configurações que são recomendáveis alterar logo ao instalá-lo. São opções diversas, dependendo do usuário pode-se preferir não alterar algumas delas. Vou comentar as mais básicas; outras estão em outros tópicos, por exigirem mais explicações. Lembre-se de que sempre você poderá reconfigurar essas opções, voltando no local de configuração e deixando como estava.

Atualização do relógio. O Windows atualiza a hora do seu relógio automaticamente, com um servidor da Microsoft. Muita gente não gosta dos comportamentos que usam a conexão com a Internet de forma oculta, sabe-se lá que dados estão sendo enviados ou recebidos. Então: dê um duplo clique no relógio, e na guia “Horário na Internet”, desmarque o item “Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet”. Dê Aplicar e OK.

Atualizações automáticas. É muito importante, mas usuários de versões piratas ou copiadas podem se dar mal ao tentar baixar atualizações do site da Microsoft. Se você optou por um Windows pirata ou não licenciado, desative imediatamente as atualizações automáticas, antes que o “Tio Bill” carimbe seu PC como pirata. Para isso, clique com o botão direito no “Meu computador” e escolha “Propriedades”. Na guia “Atualizações automáticas”, desmarque o item “Manter meu computador atualizado…”. Dê Aplicar > OK. Mas só isso não basta, vamos desativar o serviço “Atualizações automáticas”, que é carregado sempre junto com o Windows. Clique em “Iniciar > Executar”, digite services.msc e dê OK. Localize o item “Atualizações automáticas” ou “Windows Update”, dê um duplo clique nele. Escolha o modo de inicialização “Desativado”, clique no botão “Parar” e dê OK.

Desative serviços desnecessários. Ainda no console dos serviços (Iniciar > Executar > services.msc), siga o procedimento descrito para as atualizações automáticas e desative os seguintes itens: Alerta, Agendador de tarefas, Erro ao informar o serviço, Horário do Windows, Registro remoto e Mensageiro (este último não tem nada a ver com o Windows Messenger, pode ficar sossegado). Não desative alguns destes apenas se você souber que realmente precisará deles. Deixando-os desativados, você economiza memória e mantém mais segurança. Por exemplo, o registro remoto serve para alterar o registro do seu computador a partir de outro na rede. Quem usa o computador em casa ou num escritório não precisará disso! Se você não usa o programa de gravação de CDs integrado do Windows XP, desative também o item IMAPI CD Burning.

Configure alguns serviços para inicialização manual. Alguns serviços do Windows são iniciados automaticamente mesmo sem serem muito usados, o que pode deixar a inicialização um tiquinho de tempo mais lenta. Recomendo deixar com a inicialização manual o serviço “Ajuda e suporte”. Se você desativá-lo, algumas coisas não funcionarão, como a própria “Ajuda e suporte” do menu Iniciar e a restauração do sistema. No console de serviços (Iniciar > Executar > services.msc), localize o item “Ajuda e suporte” e dê um duplo clique nele. No modo de inicialização, escolha “Manual”, dê Aplicar > OK.

Desative a restauração do sistema. Usuários avançados dificilmente precisam desse recurso do Windows. Ele fica verificando algumas alterações no sistema, e faz backup do registro e de alguns dados do sistema em determinadas situações, para que seja possível reverter as alterações depois (por exemplo, ao instalar determinado programa e dar um erro por isso, você poderia voltar ao ponto como era antes da instalação do “mardito”). Muitas vezes, no entanto, esse serviço só ocupa espaço à toa e diminui o desempenho em algumas ocasiões. Para desativar a restauração do sistema, clique com o botão direito no “Meu computador” e escolha “Propriedades”. Na guia “Restauração do sistema”, marque o item “Desativar a restauração do sistema em todas as unidades”, dê Aplicar > OK. De forma semelhante às atualizações automáticas, deve-se desativar o serviço também. Vá ao console de gerenciamento de serviços (Iniciar > Executar > services.msc), localize o item “Restauração do sistema”, dê um duplo clique nele e deixe o tipo de inicialização “Desativado”.

Tema visual do Windows. O Windows XP é bonito, mas se quiser, você pode deixá-lo com a mesma cara do Windows 2000/Me (que é uma aparência melhorada do Windows 9x/NT). Fazendo isso ele até fica mais leve, pois cada botãozinho vermelhinho, azulzinho, em cada estado deles… São imagens em bitmap carregadas na memória. Além de ficar mais leve, fica com o visual mais “limpo”, cansando menos as vistas com o uso prolongado do computador, visto que o tema azul do XP é muito claro e em monitores CRT (de tubo) tentem a cansar rápido as vistas. A menos que você queira realmente usar o visual no estilo Windows XP, é bom desativar os temas. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha “Propriedades”. Na guia “Aparência”, na primeira lista suspensa, escolha “Estilo tema clássico do Windows”. Dê Aplicar > OK. Se nenhum outro usuário usa o computador com os temas visuais, convém desativar o serviço “Temas”, que sempre é iniciado com o computador. No console de gerenciamento de serviços (Iniciar > Executar > services.msc) desative o item “Temas”, da mesma forma como descrito para alguns serviços mais acima.

Configure os efeitos visuais. Mesmo com o tema clássico, o Windows é cheio de animações. Em PCs com menos recursos, essas animações prejudicam bastante o desempenho, especialmente ao alternar entre janelas ou abrir novas janelas e pastas. Clique com o botão direito no “Meu computador”, escolha “Propriedades”, e na guia “Avançado”, clique no botão “Configurações” da seção “Desempenho”. Marque ou desmarque os itens que você quiser. Quanto menos itens selecionados, mais rápido ficará o Windows. Estas opções são meramente visuais e não interferem no funcionamento dos programas. Deixar todas marcadas deixará o sistema mais “animado”, e, conseqüentemente, mais pesado.

Relatório de erros. Quando um programa é finalizado inesperadamente, o Windows dá a opção de enviar um relatório de erros à Microsoft, o que geralmente não adiantará em nada – com isso eles podem verificar os erros mais recorrentes e trabalhar em atualizações ou melhorias para as próximas versões do sistema. Mas… Quem garante? Você pode desativar isso que não terá problema nenhum. Clique com o botão direito no “Meu computador”, escolha “Propriedades”. Na guia “Avançado”, clique no botão “Relatório de erros”, e marque a opção “Desativar relatório de erros”. É bom deixar marcado o item “Notificar-me quando ocorrerem erros críticos”, pois assim você saberá quando um programa for finalizado com um erro fatal.

Your ads will be inserted here by

Easy AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Assistente de limpeza da área de trabalho. Tendo em vista os usuários iniciantes, a Microsoft colocou esse inutilitário no Windows. De tempos em tempos ele aparece para limpar a área de trabalho, movendo os atalhos menos usados para uma pasta “Atalhos não utilizados da área de trabalho”. É perfeitamente dispensável; mantenha na área de trabalho apenas o que você quiser. Clique nela com o botão direito e escolha “Propriedades”. Na guia “Área de trabalho”, clique no botão “Personalizar área de trabalho”, e na tela que se abre, desmarque o item “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”.

Mostre os ícones Meu computador e Meus documentos no desktop. Por padrão, o Windows XP mostra apenas o ícone da Lixeira na área de trabalho, quando o menu Iniciar moderno está ativo. Você pode fazer com que ele mostre os outros ícones tradicionais, criando um atalho para eles (arrastando-os do Iniciar para a área de trabalho) ou, através das propriedades. Na mesma tela onde você desativou o assistente de limpeza (propriedades da área de trabalho > guia Área de trabalho > botão Personalizar a área de trabalho), marque os ícones que deseja que sejam mostrados, na seção “Ícones da área de trabalho”.

Menu Iniciar. O menu Iniciar do Windows XP mantém os programas mais recentemente acessados a um clique de distância. Por qualquer questão, se você quiser manter o menu tradicional, de uma coluna só, poderá fazê-lo. Clique com o botão direito no botão Iniciar, escolha “Propriedades”. Na guia “Menu Iniciar”, escolha “Menu Iniciar clássico”. O menu ficará como nas versões anteriores do Windows. Dica: seja no modo clássico ou moderno, clicando no botão “Personalizar” na mesma tela comentada, você poderá definir diversas opções do Iniciar. Por exemplo, os itens que serão mostrados ou não, a exibição do painel de controle como um sub-menu, etc.

Papel de parede. Prefira apenas imagens em bitmap, e no tamanho exato da sua área de trabalho. Use o Paint para salvar as imagens de JPG para bitmap, de 24 bits, depois defina-as como papel de parede. Mesmo gerando arquivos maiores, o formato bitmap não precisa ser descompactado como o JPG e outros formatos, sendo exibido mais rápido. Se você tem uma imagem de plano de fundo em JPG e definir uma em bitmap, esta última poderá não aparecer. Nas propriedades da área de trabalho, então, deixe sem papel de parede nenhum (na primeira guia das opções da área de trabalho). A seguir, escolha a imagem em bitmap desejada. Usando apenas imagens em bitmap você verá que o desempenho da área de trabalho será melhor, especialmente ao minimizar todas as janelas ou ao mandar atualizar os ícones (teclando F5).

Configure o agendamento de processador e memória. Nas versões para desktop, estações de trabalho e domésticas de Windows, como é o caso do XP Home e Professional, estas opções já vem configuradas para desempenho otimizado. No entanto, quem usa as versões de servidor em desktop ou estações de trabalho (workstations), ou para rodar aplicativos comuns, deve ativá-las para melhorar o desempenho. Clique com o botão direito no “Meu computador” e escolha “Propriedades”. Na guia “Avançado”, clique no botão “Configurações” da seção “Desempenho”. Será aberta a tela dos efeitos visuais… Clique então na guia “Avançado”. Marque a opção “Programas” no quadro “Agendamento do processador”, e “Programas” também no quadro “Uso de memória”. Isso deve ser feito, por exemplo, no Windows Server 2003. Assim os recursos do sistema (processador e memória) serão distribuídos preferencialmente ao programa em primeiro plano (a janela ativa).

Opções de pasta. Usuários avançados e médios podem preferir exibir todos os arquivos ocultos, além das extensões dos arquivos. Abra alguma janela de pasta qualquer (ou o “Meu computador”), clique no menu “Ferramentas” e escolha “Opções de pasta”. Na guia “Modos de exibição”, marque o item “Mostrar pastas e arquivos ocultos” e desmarque o “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”. Esta última pode atrapalhar os iniciantes, por exemplo, ao renomear arquivos, já que sempre terão de digitar a extensão. Mas traz segurança: ao baixar um arquivo malicioso da Internet como sendo uma foto, por exemplo. Supondo o nome “Maria.jpg”, se for um programa (um possível vírus) e as extensões estiverem sendo exibidas, ele será listado como Maria.jpg.exe, portanto o usuário saberá que não se trata de uma imagem. Já se terminar no .jpg somente, então será apenas uma imagem. Muitos e-mails ultimamente tentam enganar usuários leigos assim, deixando o arquivo com “duas extensões”, sendo que a última é a que vale.

Painel de tarefas. Para deixar a navegação pelas pastas mais rápida, e também mais espaçosa (se você usa uma resolução pequena para o Windows XP, como 800×600, por exemplo), você pode desativar o painel de tarefas, que aparece à esquerda nas janelas de pastas. Na primeira guia das “Opções de pasta” (comentadas no tópico acima), marque o item “Usar pastas clássicas do Windows”. Não se preocupe, todas as tarefas do painel podem ser feitas com o botão direito do mouse, pela barra de ferramentas ou pelos menus (especialmente os menus “Arquivo” e “Editar”, das janelas de pastas).

Mostrar o controle de volume. Dependendo do instalador do driver da sua placa de som, o controle de volume fica oculto. Para exibi-lo na barra de tarefas, perto do relógio, vá ao painel de controle, “Sons, fala e dispositivos de áudio”, abra o item “Sons e dispositivos de áudio”, e marque a opção “Mostrar controle de volume na barra de tarefas”. Se as opções desta tela estiverem desabilitadas (em cinza), então você precisará instalar os drivers corretos da sua placa de som.

Opções de energia. Para evitar a diminuição da vida útil dos equipamentos, vale a pena desativar o desligamento automático do monitor e do HD, nas opções de energia, pelo painel de controle (“Iniciar > Painel de controle > Desempenho e manutenção > Opções de energia”). Escolha “Nunca” nos campos “Desligar o monitor” e “Desligar os discos rígidos”. Quando você for se afastar do computador pelo período de uma hora, por exemplo, para logo depois retomar o trabalho, vale a pena desligar o monitor no botão dele, para economizar energia. Em intervalos pequenos de tempo (como 10, 15 minutos, meia hora…) sem uso, não é recomendável desligar os monitores CRT (de tubo), isso prejudica a vida útil deles. O HD também, a inicialização e aceleração do mesmo o desgasta mais do que ficar uma hora girando continuamente (sim, os discos do HD ficam girando o tempo todo enquanto o computador está ligado, mesmo que não esteja em uso).

Fonte: Livro Explorando o Windows

Atualização do Post: Ainda em tempo, é preciso lembrar que o Windows XP é lotado de utilitários ocultos, aplicativos de sistema responsáveis pelas mais variadas configurações e monitoramentos do SO. Confira alguns dos principais:

compmgmt.msc – Gerenciamento do computador.
devmgmt.msc - Gerenciador de dispositivos.
diskmgmt.msc – Gerenciador de discos.
dfrg.msc – Desfragmentador de discos.
eventvwr.msc – Visualizador de eventos.
fsmgmt.msc - Pastas compartilhadas.
gpedit.msc – Diretivas de grupo.
lusrmgr.msc – Usuários e grupos locais.
perfmon.msc – Desempenho.
rsop.msc – Conjunto de diretivas resultante
secpol.msc – Configurações locais de segurança
services.msc – Serviços.
Obs: Para executá -los, clique em “Iniciar / Executar” e digite o nome correspondente.

Jackson Laskoski é Especialista em Administração de Redes de Computadores e em Informática Aplicada ao Ambiente Empresarial. Atualmente é professor universitário, diretor técnico da ConexTI e diretor executivo do Sys Squad. É palestrante e membro atuante de vários grupos de usuários e projetos de tecnologia.

103 Respostas a “Ok, Instalei o Windows XP. E agora?”


  • Em primeiro lugar parabens pela sua boa vontade em ajudar as pessoas.
    Instalei o winxp sobre o win98 e meu dispositivo de audio sumiu (opções desabilitadas – em cinza – no item “Sons e dispositivos de áudio”).Tentei reinstalar com varios drives, inclusive com o cd de instalação dos drives do win98, mas não consegui. Aparece a msg. “o instalador de classe negou o pedido de instalação ou atualização deste dispositivo”.
    processador-Intel Pentium III, 428 MHz (4.5 x 95)
    placa mae-PCChips M748MR (1 ISA, 3 PCI, 3 DIMM, Audio, Video, Modem)
    chipset-SiS 620
    Agradeço pela atenção.

  • José Carlos da Silva

    Olá!
    O meu computador tinha windows Vista. Como deu problema, resolvi mudá-lo para XP. Instalei o programa, mas quando ele voltou, os meus arquivos tinham desaparecidos. Fui no meu “computador” e cliquei no “C” e os arquivos estavam lá. Como faço para que todos esses arquivos estejam funcionando e os icones na área de trabalho?
    Um abraço

  • Nilo,

    Pelo que sei, o chipset da placa de som da M748MR é o CMI8738. Baixe o driver correto aqui: http://www.cmedia.com.tw/drivers.html

    Abraços!

  • José,

    Jamais se instala um sistema operacional (versões diferentes) em cima do outro. Principalmente quando é um downgrade. Pelo que entendi o problema foi apenas com os ícones da área de trabalho, neste caso é mais fácil recriar os ícones (por uma questão de perfil) do que tentar voltar perfil.

    Abraços!

  • Parabéns pelas informações. Meu sistema operacional não é original e como estava programado pra atualizar automaticamente ele acabou baixando umas mensagens que ficam aparecendo o tempo todo dizendo que o programa é falsificado. Hoje eu tentei usar a cam no msn e não funcionou, tenho quase certeza que tem relação com essas mensagens da microsoft. A tela também está com o fundo todo preto. gostaria de saber como faço pra recuperar a funcionalidade total do msn, inclusive com uso da cam e como faço pra parar essas mensagens. Muito grato, desde já.
    abraços e boa sorte!!!
    Ricco

  • O meu windows é falsificado e sempre que eu ligo o PC sai a foto do papel de parede e fica um papel de parede preto o que eu fasso?
    Por favor responda!

  • tem como no win xp
    recuperar um mapeamento de rede excluido
    pois não lembro um caminho

  • Boa Noite. Olá pessoal. Estou aqui com um problema e tanto. Tenho um laptop que comprei na venezuela com vista espanhol. ontem deu pau no windows e não consegui entrar. daí resolvi reinstalar o Windows vista home edition português. deu certo, mas meus arquivos, minhas fotos e tudo que eu tinha desapareceu. Não seu se ainda está na máquina ou se perdi para sempre. tem alguma maneira de eu recuperar meus arquivos…

  • o meu pc está com o mesmo problema do Mayron , um cimunicado diz que meu windows é falsificado a toda hora e meu papel de parede some como resolvo? grato.

  • Na bara de tarefas, ao lado do relógio do meu pc, invés de aparecer o boneco do msn, está aparecendo um quadro preto, o que pode ser?.
    Espero que possa me ajudar……. grato……

  • Bom Dia! Procurando por respostas encontrei vc e gostei muito da suas explicações.
    Acho que não chega ser um problema, mas…
    Toda vez que inicio o meu computador aparece uma tela dizendo: Notificação do programa de vantagens do windows original. Assistente… Introdução.
    O que isso quer dizer e como eu posso desativa-lo.
    Desde já agradeço sua atenção. Obrigada!

  • Olá, jack! Boa noite! Formatei o meu PC e está tudo(ou quase tudo) perfeito a não ser pelo fato de não existir MAIS no menu “iniciar” a opção “AJUDA E SUPORTE”. Socoooorro! Já não sei mais o que fazer, pois já segui a dica acima(executar/services.msc)e não achei lá o dito cujo disponível…O ícone “AJUDA E SUPORTE”só se encontra quando eu abro o “painel e controle”e quando clico nele aparece a mensagem: “O Windows não consegue encontrar “helpctr.exe”.Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente de novo. Para procurar um arquivo, clique no obtão “iniciar” e em”pesquisar”. Não consigo achar esse arquivo no meu PC, o que faço? Obrigado.

  • samuel heinryque

    Olaá jack, bom é o seguinte.
    Tenho essa máquina a pouco tempo, mandei montá-la. Mas como já sabe
    muitos montadores não usam cópias originais ou licenciadas do windows, portanto eu perdi até o windows MPlayer com essa coisa de atualização automática. Peraí, deixa eu te explicar.
    Não consigo instalar ”nada” da microsoft sendo win mp9, 10 e 11 sério msm, antes de colocar IBl(internet banda larga) estava tudo bem, rodava filmes músicase e etc…
    Aí apareceu um tal de atualizações automáticas baixando uma nova versão do mplayer11, baixou tudo mas na hora de instalar autom. deu um tal de validar a cópia, quando validei imfirmou que não seria possível instalar o win mplayer11 dai não tenho mais win mp e sempre fica aparecendo uma mensagen super chata me avisando que sou vítima de falsificação, e sem contar da mensagem que fica fixa na área de trabalho.
    Indo direto ao assunto vc que entende muito como que faço para me livrar dessas mensagens e como faço também para intalar o win mp11 para ouvir minhas musicas sussegado hein ?????
    rsrss
    me ajuda vai!!

  • jakc descobri o porque, o sistema esta dando erro em tudo, pior que nao tenho o windows para reinstalar, e se eu tento restaurar, aparece a seguinte mensagem: A RESTAURAÇAO DO SISTEMA NAO PODE PROTEGER O COMPUTADOR. REINICIE-O E EXECUTE A RESTAURAÇAO DO SISTEMA NOVAMENTE. Se voce podece da uma força eu agradeceria muito. Obrigado

  • Almeida,

    Veja este post no BABOO… Ele deve lhe ajudar a resolver o problema: http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=247697

    Veja também se em iniciar/painel de controle/ferramentas administrativas (clique em serviços depois procure pelo serviço de restauração de sistema) e veja se esta iniciado. Se não estiver marque como iniciar automaticamente e reinicie o pc.

    Abraços!

  • eu tinha o windos vista e restaurei ele sem querer, ai meu primo formatou e colocou o xp, só que falsificado. eu preciso instalar driver de video e audio, e nao sei como. e tambem eu perdi os programas office, e eu tava precisando muito de alguns deles. como eu faço?

    ADOREI O BLOOOOG :)

  • Cesar, provavelmente vc nao tem o “Ajuda e Suporte” pq sua instalação do Windows não é original e ainda foi modificada. Muitas pessoas fazem isso: para melhorar o desempenho e acelerar o processo de instalação do XP removem os arquivos de ajuda do sistema da instalação. Logo o erro que vc comentou de o sistema nao poder encontrar tal arquivo. Se vc realmente quiser esse conteudo, vai ter q fazer um up adicionando tais arquivos… Espero ter ajudado!

  • Duda, sobre drivers a solução é sempre procurar no site do fabricante do dispositivo. Já outros aplicativos como o Office, podem ser adquiridos em uma loja do ramo de informatica… (ou baixados na net rsrsrs)… é so procurar…

  • Erivaldo Joaquim da Silv

    Eu coloco o papel de parede mas ao reiniciar ele desaparece, ficando minha área de trabalho toda preta. O que devo fazer?

    • Erivaldo,

      Este seu Windows é legalizado ou genérico? Isso faz bastante diferença neste seu questionamento!
      Aparece alguma mensagem de “versão não original” quando a tela muda pra fundo preto?

  • Olá, parabéns pela iniciativa!

    Meu computador me leva à loucura ¬¬
    ha um tempo atras fiz uma burrada de instalar tipo um ‘tema’ do windows vista, falsificado e tudo mais.
    Eu jogava gunbound, e depois dessa instalação, o jogo começou a dar um erro repentino.
    Depois meu computador parou de rodar video, e desliga toda vez que eu tento rodar.. as vezes ele até vai, mas todo travado, e a tela fica piscando.
    quando eu tento abrir o jogo, o mouse trava, e é como se a tela desligasse, mas a imagem que estava continua nela. o que é isso? me salva, pelo amor de deus! :/

    • Fernanda,

      Queres um connselho de amigo? Não instale estes TEMAS cheio de firulas e obtidos de lugares escusos. Em geral terás dor de cabeça, seja com a performance e quase sempre com aspectos relativos a segurança. No seu lugar, eu faria backup dos arquivos importantes, formataria a partição raiz do sistema e reinstalaria. Sei que não é bem o que vc gostaria de ouvir, mas é o melhor a se fazer num sistema que não se tem idéia de o quanto pode estar comprometido (tlvz com cavalo de tróia, worm e afins).

      Ah, claro, não instale mais estes TEMAS “fruck fruck” ;)

      Abraços!

  • poxa eu usava linux e naum tive muito sucesso com ele!!
    ae um amigo me emprestou um cd de estalação do windows xp professional service pack 2!!
    estalei deu todo certo proto para usar,so q meu modem(internet discada)foi reconhecido pelo sistema,so q na hora de discar ela naum disca chega da sinal mais naum disca!! achei q era problema no modem mais naum… q em outro computador ele funciona e no linux tbm!! poxa me ajude naum aguento mais usar linux!! obrigadoo…

  • bom dia meu windos era 98 eu instalei o xp e agora minha net nao pega eu acho que alguma coisa nao foi instalada corretamente pode me ajudar por favor

  • me ajuda

    mano estou com um problema eu uso dois windows xp,linux tive q formatar o meu pc porque quando eu tentava entra no xp ele reniciva nisso tentei entra com o modo seguraça dava a mesma coisa tentei com configuraçao valida tambem peque e formatei antes ele abria para min selecionar o linux ou xp mais agora ele esta indo direto pro xp o q eu faço mano porfavor me ajude ae fui ve se a particoa do linux esta la ele esta la mais como faço para boder abrir sem perder aquivo nenhu q ta no linux porque passei tudo pra ele

    • Kassio,

      Ao reinstalar o Windows, automaticamente ele apaga o conteúdo da MBR (Master Boot Record), onde fica o carregador Grub (a telinha que vc via ao ligar seu PC, para que pudesse escolher o sistema operacional que gostaria de dar carga). O ideal é vc sempre instalar o Grub numa partição separada e não na MBR (padrão da maioria das distribuições Linux… isso evita este tipo de problema).

      Agora vc precisa recuperar o Grub. Veja mais sobre aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-como-restaurar/535255

      Abraços!

  • Olá mandei restaurar meu pc p mais cedo mas agora as fotos e videos não abrem o que devo fazer por favor me ajude.

  • eu nao conssigo tirar um arquivo de musica do celular pq ele é oculto
    como eu faço para eles aparecerem?
    obrigado
    se possivel mandem a resposta para o meu orkut yure94@hotmail.com

  • oi formatei meu pc com o xp e estalei tudo sertinho ae quando eu desligo ou reinicio ele chega na areia de trabalho e fica a tela preta ate desligar o monitor que eu fasso pra descubrir q a de errado !!!!!!!!!

  • Guilherme Lyra

    Oi Jack
    Cara, eu estou com um problemao!

    O windows não consegue encontrar ‘C:/windows/services.exe’. Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente de novo. Para procurar um arquivo, clique no botão ‘Iniciar’ e em ‘Pesquisar’.

    Toda vez isso aparece pra mim
    é um saco!
    como que arruma isso ??

    Até mais
    Abraços!

  • Guilherme Lyra

    http://img690.imageshack.us/img690/970/imagemnun.png

    Olha ai a imagem de como aparece quando inicio o pc
    isso atrasa bastante pra inciar
    na hora que boto a senha
    pra aparecer tudo
    demora um tempao
    ai aparece o msn (que botei pra iniciar junto com o windows)
    e a mensagem.

    • Guilherme,

      Isso está me parecendo vírus/worm ou alguma praga digital. Tlvz vc até ja tenha removido o código malicioso, mas ele ainda deve estar sendo chamado por algum script de inicialização ou mesmo no menu “Inicializar”.

      Sugiro fortemente que vc atualize seu anti-vírus e faça as checagens mecionadas acima.

  • Guilherme Lyra

    Cara. . .
    Não adiantou anti virus
    e eu fui la no gpedit.msc
    scripts de inicializaçao e desligamento nao tinha nenhum
    Entretanto ja fiz um script e botei no disco C: uma vez
    (ntosboob.bat)

    Mas ja exclui e tudo mais
    E tirei o avira e botei o Avast home edition 5.0

    Ja usei Ccleaner

    De todos os jeitos, foi inutil

    A mensagem continua a aparecer..

    Por favor.. Me ajude!!!

  • Guilherme Lyra

    Po cara, estou com medo de usar o combofix

    olhe o que o baixaki diz:

    “O ComboFix mostrou-se muito rápido em nosso teste. Contudo, em um dos computadores no qual utilizamos o software conseguimos obter a tela azul do Windows. Não há motivo aparente para tal erro, pois o sistema operacional era o mesmo e os dois computadores possuem configuração muito boa.–> Por isso, tenha em mente que o ComboFix não é perfeito e pode ser que ao utilizá-lo você também obtenha algum erro crítico. <–"

    :/

    Você me assegura que dara tudo certo?
    Ja fiz um ponto de restauraçao..

    • Guilherme,

      Obviamente que não posso lhe garantir nem me responsabilizar pelo funcionamento de uma ferramenta, da qual não participei do desenvolvimento. Tente utilizá-la ou, na pior das hipóteses, backupei os dados importantes e reinstale o sistema com um anti-vírus atualizado.

  • Márcio André

    Muito Bom esse Site..um dos melhores que já visitei parabéns!

  • cara instalei o “vista” o micro mudaram algumacoias claro mas gostaria de saber como faço para selecionar o icones de progrmas que ficam abrindo enquanto o micro inicializa tipo o MSN?

    • Luciano,

      Se entendi direito vc quer escolher quais programas vc deseja que inicializem com o sistema operacional. É isso? Se for, basta ir até:

      Botão Iniciar -> Executar -> MSCONFIG

      Vai abrir uma janela/programa, cuja uma das abas chama-se “Inicializar”. Vc pode marcar e desmarcar quais programas deseja que inicialize com a carga do sistema operacional. Espero ter ajudado!

      Abraços!

  • Muito bom, mas faltou o principal. A primeira coisa a fazer é:

    A Instalação e atualização dos drives do pc.

    No meu pc, utilizei o Device Doctor para atualizá-los.

    É gratuito + funciona bem.

    É isso ae. Espero ter ajudado.

  • Luis Aparecido Mosna

    Ola Jack eu estou navegando pela internet e descobri seu blog.
    pelo que eu vi tem informações intereçantes.
    arano momento não estou nessecitando de ajuda para o meu xp mas se precisar eu vou te conçultar.
    Ok

    • Olá Luis Aparecido Mosna,

      Obrigado pelos elogios e pela visita ao blog. Fique a vontade para utilizar os conteúdos publicados aqui ou postar suas dúvidas. Se busca outros canais interativos de auxílio, dê uma olhada nos links sugeridos aqui ao lado (coluna direita), na seção “Listas e Fóruns”. ;)

      Abraços!

  • francisco josé

    Meu visualizador de imagens do windows esta abrindos as fotos manchadas, distorcidas. as vezes aparece uma mensagem dizendo: “aguarde desenhando” entretanto o desenho sai horível, o que houve? o que posso fazer para visualizar minhas fotos? ps: no pc de minha amiga mostrou normalmente.

    • Francisco José,

      Tente baixar e rodar o programa “Mv regClean”. Se isso não der certo, vá no Menu Inciar > Executar e digite:

      regsvr32 shimgvw.dll

      Clique com o botão direito em um arquivo de imagem e selecione Propriedades, clique no botão Alterar e selecione Visualizador de imagens e fax do windows, clique em OK e tente abrir o arquivo.

      Isso deve lhe ajudar com o problema! ;)

      Abraços!

  • Meu sistema operecional original é o vista, so que tive q instalar o xp por alguns programas que precisa usar nao ser compativel com o vista. Formatei a maquina, so que agora nao consigo achar o drive de audio, ja fui no site da positivo e baixei la, mas nenhum deu certo. O que faço agora? Notebook positivo mobile z93

    • Flavi,

      Vc precisa, antes de qualquer coisa, saber qual o chipset (fabricante/modelo) do seu driver de áudio. A priori a Positivo anda lançando drivers apenas para Win7 mesmo, mas vc pode baixar manualmente o driver para Windows XP consultando o próprio site do fabricante do chipset.

      Vc pode usar um software como o Everest ou o Astra para lhe ajudar a conhecer/mapear os dispositivos do seu notebook (além de ler o manual que acompanha o note, obviamente).

      Abraços!

  • maria helena.

    eu fui ao baixaki e baixei um “tema” com o nome de crystal XP.
    depois que instaleei perdi tudo do meu PC tem como eu recuperar, e assim parece que o usuário administrado sumiu, só tem mais um usuario que tem quase as mesma função do admisntrador, mais nãao é o ADMINISTRADOR ORIGINAL.
    estou muito perdida, gostaria de saber sua opnião sobre isso;

    http://www.baixaki.com.br/download/crystal-xp-bricopack.htm
    esse site foi o que eu baixei.

    • maria helena,

      Pessoalmente costumo indicar mta cautela quando da instalação/utilização de TEMAS no sistema operacional (shell). Veja que, em função de serem desenvolvidas por terceiros, nunca se sabe exatamente qual o impacto funcional que elas podem causar. É muito comum, inclusive, temas com cavalos de tróia que abrem vulnerabilidades no seu PC, instalam keylogs ou transformam ele em zumbi (não estou dizendo aqui que este tema em específica tenha algo do gênero). Ainda em tempo, sempre que for fazer qualquer instalação de um novo TEMA, procure gerar um ponto de recuperação do sistema operacional – Isso permite vc voltar ao “status” anterior do sistema operacional quando da instalação de um tema ou qualquer outro programa “problemático”: http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/setup/learnmore/tips/kimsey1.mspx

      De todo modo, clique com o botão direito do mouse no meio da sua área de trabalho e escolha “Propriedades”. Na primeira guia/aba (TEMAS), tente alterar para o seu tema padrão (Windows XP). Tlvz isso possa resolver seu problema. ;)

      De todo m

  • Advance vista

    Ja usei o xp uma vez e ja tinha todas essas instrucoes mas mesmo assim demorava pacas p asecar a net e arqivos .exe entao quando o xp travou de vez desisti de vez de restaurar xp e com uma dica de um amigo instalei o vista a 1 ano e ate agora nao tive nenhum probe… Prope… (to na casa de meu amigo q usa xt,xg,x…. Ah vc intendeu)(ele n desiste do xp mesmo tendo o cd do vista e 7)

Deixar uma Resposta

*