O Windows que roda do CD

Que tal um Windows que roda do CD?
Isso existe?

Como dizem, há gente que acha solução pra tudo… Sim, existe! O Windows rodará do CD, detectará o hardware básico do computador e carregará uma interface simplificada. Você tem suporte a maioria das aplicações win32/pe, podendo rodar programas e até gravar CDs (desde que possua uma unidade para rodar o CD e outra para gravação). Você pode ver o conteúdo do HD e editar arquivos básicos. Ferramenta excelente para administradores e técnicos, em recuperação de dados e também uma saída alternativa para usar o PC quando seu HD abrir o bico. Além disso, é um meio de acessar (e editar!) arquivos alheios em PCs protegidos por senha, servindo como uma ferramenta de recuperação.

Mas onde existe esse CD? Naturalmente, ele não está disponível para download em lugar algum. Você vai criar um, usando o SEU CD do Windows. Isso não é pirataria, você modifica o Windows para VOCÊ mesmo usar.

Existe um programa, o PEBuilder / BartPE, que extrai os arquivos de um CD do Windows e gera uma imagem ISO, que deverá ser depois gravada em CD. Essa imagem contém comandos de inicialização (é um CD de boot), mas não é para instalar o Windows. Ela executará o Windows, de forma semelhante às distribuições Linux que rodam do CD, como o Kurumin por exemplo, (digo de forma semelhante “para o usuário”, visto que são sistemas incompatíveis entre si e sem ligações :). O que dá a entender é que ele carrega o Windows até determinado ponto de uma suposta “instalação”, onde o hardware gráfico é ativado e recursos essenciais são executados. No entanto em dado momento a “instalação” é interrompida e é executado um programa, um menu para você acessar os aplicativos.

Você não terá a sua disposição o Explorer, pois ele é muito pesado e deveria carregar muitas outras coisas. No entanto as janelas ficam com o tema padrão do Windows, e a maioria dos programas que estiver no HD pode ser executada. Ele criará um disco virtual na memória RAM (ramdisk), e alguns arquivos que precisam de suporte a escrita são colocados aí. Não precisará de senha nem nada, ele usará a conta padrão do Windows (a conta usada durante a instalação, e posteriormente, a que é utilizada até a tela de logon).

Saiba mais nesse excelente artigo escrito por Marcos Elias Picão e publicado no Guia do Hardware. Vale, COM CERTEZA, leitura!!!