CEO do WhatsApp doa $1 milhão à Fundação FreeBSD

logo_freebsdA FreeBSD Foundation divulgou ontem a doação de 1 milhão de dólares por parte de Jan Koum, CEO e Co-fundador do WhatsApp. Embora muita gente não saiba, toda a estrutura de servidores do WhatsApp é movida à FreeBSD e deve seguir assim por um bom tempo ainda, mesmo agora sob tutela da equipe do Facebook que normalmente acaba migrando (startups adquiridas) outras plataformas operacionais para Linux. Aliás, não é a toa que recentemente o Facebook estava divulgando uma vaga de emprego para desenvolvedores capazes de fazer a pilha de rede do Linux ser melhor que a do FreeBSD.

Sem dúvida alguma, a notícia da doação, pelas circunstâncias e cifras, chama muito a atenção. No entanto, o mais interessante e desconhecida (inclusive por mim) é a longa ficha de trabalhos prestados ao FreeBSD pelo Jan. Ela vai muito além desta doação substancial à fundação responsável por promover o FreeBSD e foi muito bem abordada num post da FUG-BR, pelo Patrick Tracanelli, o qual reproduzo na íntegra abaixo:

Muito bom né? E uma pena também! 🙁

Não não é mau humor hehehe, é bom pela grana e uma pena que provavelmente essa foi a última contribuição do Jan com o FreeBSD. Porque hoje ele é o CEO do WhatsApp num acordo de transição de baixo impacto com o Facebook. Esta mais pra executivo do que pra engenheiro e ja disse publicamente que é seu ultimo emprego (ja que agora ele é funcionário), antes de se aposentar. Então ao se aposentar se ele não sentir saudades profundas, pode se afastar do FreeBSD.

E porque é uma pena?

Apesar de não ser um Developer famoso, um grande commiter de renome ou um presidente da Foundation ou membro do Core Team, o cara fez pelo FreeBSD o que poucos fizeram, no que tange a colocar o FreeBSD no topo das operações de missão crítica do mundo.

Quem conhece a história do FreeBSD vai se lembrar que em algum momento em 1997 o Yahoo em uma aventura desbravadora saiu testando tecnologias, de Linux a SunOS e IRIX e no fim foi o “FreeBSD que salvou o Yahoo!” (nas palavras do criador, David Filo), e foi a partir dai que o Yahoo! se tornou por quase 10 anos o maior apoiador do Projeto FreeBSD. Bom o resto é historia, todos sabem das nuances, etc, etc Yahoo! & FreeBSD, dando origem a ate uma matéria no FreBSD News #1 de 1997.

Pois bem o que poucos sabem que o funcionário Ukraniano que apareceu no Yahoo! e mostrou o FreeBSD pro David Filo, fez um tuning, meteu HTTP_ACCEPT_FILTER customizou o FreeBSd pro que seria o FreeBSD 2.2.8-YAHOO de tanto tuning, foi o Jan. Foi também o Jan que se tornou responsável em fazer a ponte entre o Yahoo! e o Projeto FreeBSD, foi o Jan quem organizou as hospedagens, doações e infra-estrutura FreeBSD no Yahoo e por quase 10 anos, por todo o auge do Yahoo era ele quem coordenada, contratava e liderava a equipe FreeBSD la dentro. Yahoo! ficou fraco por questões de negócio, restruturação, abertura de capital, executivos com experiência de mercado mas sem visões de negócio na era da tecnologia que entraram depois da abertura de capital, os sócios originais do Yahoo com bolso cheio n se importavam tanto… e o Jan resolveu sair, o relacionamento com o Projeto FreeBSD se enfraqueceu.

Nesse interim foi o Jan que fez o Napster acontecer, e a parte “centralizada” do Napster que indexava os peers, todos sabem (ou poderiam saber ja que é fato conhecido), era FreeBSD. Outros “cases” como XOOM, MP3.com tiveram a mão do Jan. E ao lado do Murray Stokely (commiter Alumini do FreeBSD, além de irmão de uma atriz famosa de entretenimento adulto e mesmo sobrenome e mesma cor de cabelo ehuauhuahuha) o Jan meteu FreeBSD na AOL.

O tempo vai o tempo vem, veio o WhatsApp e a história do WhatsApp.

É o Jan o cara que pessoalmente tunava os FreeBSD que no WhatsApp e ele quem pessoalmente postava no Twitter do WhatsApp todos os recordes possíveis quebrados Natal pos Natal e Reveillon pos Reveillon de mensagens enviadas com FreeBSD + Erlang.

Ai veio o Facebook, comprou o zapzap, encheu o bolso do Jan com muito (e merecido) dinheiro, mas trouxe o zapzap pra dentro de um lugar cheio de Linuxers onde eles não sabem o que fazer com a batata-quente pulando na mão. Tanto foi que o Facebook veio com esse anuncio desesperado de busca por alguém capaz de fazer um kernel Linux escalar em operações de rede ao nível do FreeBSD (ou proximo disso como dizia a própria vaga de emprego). Não é uma critica da minha parte, mas só uma indicação que dentro do Facebook certamente o Jan tem prazo pra deixar de cuidar do zazap e o legado vai ficar na mão de quem não sabe “como é possível um único FreeBSD escalar tanto, eu não entendo e nem quero…” e devem tentar jogar o zazap pra Linux em médio prazo e se não conseguirem melhorar a performance de redes do Linux isso vai obviamente resultar em mais máquinas Linux pra fazer o mesmo que poucas maquinas FreeBSD fazem. Deve resultar em troca de tecnologia pq Facebook tbm esta contratando que manja de Erlang e também tem dificuldades com isso então é possível que Erlang um dia saia da jogada também. Mas isso não é pra ontem, acho que por algum tempo pode continuar colocando o ZaZap na conta do FreeBSD mesmo dentro do Yahoo, e depois deve cair no esquecimento, ser integrado com Facebook Messenger ou simplesmente irritar os usuários com aumento gradativo de downtime que creio que todos ja notaram que começou desde que foi pro Facebook hehehe…

Enfim voltando ao ponto principal, uma pena que tudo indica essa tenha sido a ultima contribuição do Jan com FreeBSD. Em grande estilo sem duvidas, e sem duvidas a que mais será lembrada e citada por muito tempo. Mas não sei se foi a mais expressiva das contribuições. Pessoalmente acho que não 🙂 E sinto muito por desconfiar que seja a última antes das merecida aposentadoria. Mas fica a esperança que alguns anos depois de viver de sombra, praia e agua fresca ele tenha saudade do que fez a vida inteira, por prazer (nas palavras dele) e volte com um novo WhatsApp ou que o valha, igualmente Powered By FreeBSD 🙂

Como sei que essa lista tem um alcance relevante fica nosso agradecimento em nome também da FUG e principalmente o reconhecimento por tudo que o cara ja fez pelo FreeBSD, que vai bem além dessas 1 milha 🙂